fevereiro 28, 2006

Black Winter Day

Hoje, e ao contrário do que todas pessoas pensam que eu vou dizer e expor apesar da época que está a findar, vou falar-vos do Kalevala. Kalevala é o livro nacional da Finlândia e hoje comemora-se na minha segunda pátria, o dia deste livro que descreve sob a forma de poemas e canções como nasceu o país dos mil lagos, os seus heróis e a sua cultura. Ando a ler este livro de forma muito especial e cada vez estou mais fascinado à medida que vou conhecendo esta epopeia. Existe um album inspirado neste livro de uma grande banda finlandesa chamada Amorphis, talvez das melhores bandas de sempre e certamente das melhores deste gélido país. O nome do album que todos estão convidados a conhecer tem como nome simplesmente Tales From the Thousand Lakes, e são extractos dos poemas do livro traduzidos e magistralmente interpretados por esta grande banda (à excepção de First Doom). Sei que para muitos e para mim também não é o dia mais negro de inverno mas aqui fica Black Winter Day - Amorphis.

Black Winter Day

This is how the lucky feel
How the blessed think
Like daybreak in spring
The sun on a spring morning

Like the flat brink of a cloud
Like a dark night in autumn

But how do I feel
In my gloomy depths?

A black winter day
No, darker than that
Gloomier than an autumn night

By: Amorphis from the album "Tales From the Thousand Lakes"

3 lágrimas:

Blogger Inês Nunes de Freitas derramou...

Finlândia a tua segunda pátria? Eu adoro a Finlândia. Tive um ano de finlandes na FLUP. Mas bandas finlandesas prefiro msm Nightwish e Apocalyptica;) bjx***

5:27 da tarde  
Blogger Synne Soprana derramou...

Boa escolha!

11:46 da tarde  
Blogger Maria Araújo derramou...

Tal como tu,eu partilho um enorme apreço por essa maravilhosa pátria.
Foi fascinante a maneira como descreves-te esse teu profundo gosto pela Suomi.Só te consigo dizer que uma sensação de total arrepio, admiração e satisfação me encheu após tomar conhecimento da existência de mais uma alma que compartilha alguns dos meus pensamentos.

2:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home